Uma breve história do Amélia de Castro

28 de março de 2010

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA AMÉLIA DE CASTRO MONTEIRO

RUA SANTO AGOSTINHO, 1381 – HORTO

CEP 31035-295 – BELO HORIZONTE – MG

TELE FAX: 3461-3718

E-mail: eepameliac@yahoo.com.br

A trajetória dos 55 anos da Escola Estadual Professora Amélia de Castro Monteiro

A Escola Estadual Professora Amélia de Castro Monteiro tem uma longa e bonita história de melhorias e sucesso, ao longo de seus 55 anos. Criada em 1954, seu prédio era de madeira, não tinha água encanada e sua estrutura era precária. Durante mais de meio século teve uma dezena de diretores, os quais, cada um segundo a sua visão, foi modificando suas características físicas e pedagógicas.

Devido aos atos de violência sofridos no passado, incluindo arrombamentos seguidos de furtos de equipamentos e depredações, atualmente a Escola está bem mais equipada, com equipamentos de segurança, portas mais reforçadas, muros mais altos, grades, monitores com câmeras e um serviço de vigilância todas as noites e 24 horas por dia nos finais de semana e feriados, fazendo com que todos que aqui estudam ou trabalham tenham mais segurança e tranquilidade.

A Escola passou também por algumas reformas e se encontra com salas de aula amplas, de piso novo, cantina arejada e confortável para a merenda dos alunos, Um laboratório de informática e sala de vídeo que proporcionam aos alunos, aprendizagem diversificada e dentro da modernidade. A biblioteca é ampla, confortável e tem acervo de tantos livros bons que não fica atrás das bibliotecas das escolas particulares. O jardim está moderno e bem cuidado, funcionando como espaço de lazer para os alunos.

Em breve serão inaugurados um laboratório de Física, Química e Biologia e a quadra poliesportiva coberta que além de ampliar o horizonte de aprendizagem dos alunos, toda a comunidade será beneficiada.

Outra novidade é a abertura do curso Educação de Jovens e Adultos (EJA), já assegurado para 2010. Porém, o curso só vai ser autorizado se as inscrições forem feitas ainda este ano. Por isso a direção da Escola e os professores convidam aqueles que se interessarem, para fazerem suas inscrições e garantir a vaga para 2010.

A Escola, também se sente privilegiada com o novo vizinho, o Plug Minas, arrojado e atual projeto do Governo de Minas para a promoção social dos jovens das escolas públicas de Minas, que cursam o Ensino Médio. Com o que há de mais moderno dentro da era digital e multimídia, o projeto oferece totalmente grátis, cursos que vão dos jogos digitais ao empreendedorismo juvenil, tornando o futuro desses jovens mais promissores e mais próximos do sucesso profissional. A direção da Escola tem incentivado seus alunos a fazerem esses cursos para que ampliem suas possibilidades e não fiquem ociosos e expostos aos perigos das drogas e da violência.

A atual diretora diz que se sente realizada com algumas dessas melhorias que ela, com muita luta conseguiu realizar na Escola e conta que a quadra poliesportiva coberta, seu antigo sonho, é a última meta da sua proposta política pedagógica apresentada para a sua gestão desde 1997 e só agora conseguiu realizar.

Agradece aos vice-diretores, especialistas, professores funcionários, alunos e pais que pela Escola passaram e aos que ainda se encontram nela, pois sabe que sem a colaboração e apoio de cada um deles, nada do que realizou seria possível.

De uma coisa todos têm certeza: de que o futuro da Escola Professora Amélia de Castro Monteiro será cada dia melhor.

Diário Eletrônico da E.E. Profª Amélia de Castro Monteiro

28 de março de 2014

Clique no link para baixar o diário:

http://www.escola21.net/downloader.php?cod=27396869

 

Atualização do Consolidado

Clique no link abaixo, baixe e mande instalar, após instalado abra cada diário e o consolidado correspondente.

http://www.escola21.net/downloader.php?cod=25657685 

 

 

O que é o Diário Eletrônico para Tablet?

É uma excelente ferramenta de ajuda para o Professor, com ele você pode aferir a frequência de seus alunos, andando pela sala; pode anotar se seus alunos fizeram as atividades proposta; pode retirar pontos dos alunos bagunceiros todos os dias (essa é uma verdadeira arma: pode ser compara à cadeira e ao chicote para um domador de leões); pode anotar os pontos de até 12 atividades (podendo ou não tira a média das mesmas), as notas destas 12 atividades são somadas e vão para uma coluna ao lado de outra coluna destinada a nota de uma atividade bimestral, por exemplo; existe um campo para a recuperação da etapa, nessa planilha de notas existe uma coluna para a nota final e uma para os conceitos (configurados pelo professor).

Como funciona o diário para Tablet

O diário funciona no Tablet e no computador, se você quiser imprimir as planilhas de notas e frequência é necessário usar o computador. Para fazer a sincronia entre o computador e o tablet você pode usar oDropBox um serviço gratuito da internet. Clique no link para instalar gratuitamente o DropBox: http://db.tt/9thtl6qI. Se você não for imprimir seus diários não é necessário usar o PC e nem o DropBox.

O Diário funciona no aplicativo para Tablets: Office 2012 PlanMaker Mobile, existem vários outros aplicativos, mas o único que atendeu às necessidades do diário foi o Office 2012 PlanMaker Mobile, que pode ser baixado  através do Play Store do seu Tablet, este aplicativo é pago e custa aproximadamente R$15,00.

No computador é necessário Office 2007, 2010, ou 2013 versão profissional (completa).

 

Vídeo Aula

* * * * * Novas Vídeo aulas

Como o Diário roda no Tablet

http://youtu.be/3ZCRzZn4Y5Y 

Como o Diário Eletrônico roda no PC

http://youtu.be/8KMS_hBMh0g

O Papel do Especialista da Educação

3 de abril de 2013

De 11 a 15 de março  especialistas da região  Metropolitana de BH estiveram reunidos no Hotel Tauá, para um encontro promovido pela MAGISTRA/ SEE, dele participando as especialistas  Zilda, orientadora do noturno,  e Nilda, supervisora do diurno.  As especialistas consideraram o evento muito importante, destacando que pela primeira vez a Secretaria teve um olhar especial para o papel dos especialistas dentro da escola. Ressaltaram a qualidade do encontro,  das palestras revendo as verdadeiras e precípuas funções deste profissional para um melhor funcionamento da escola como um todo. Apesar de cientes  das dificuldades que  a Educação  vem enfrentando,  ressaltam a necessidade  de buscar uma motivação diária através do trabalho  coletivo, compartilhado, visando resgatar o papel social da escola, ou seja: promover a educação de qualidade para todos. Baixe a apresentação em PowerPonit

Protegido: Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar da EEPACM

31 de janeiro de 2013

Este post está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:


Calendário Escolar 2013

25 de janeiro de 2013

Clique no link para visualizar o Calendário 2013

 

Calendário 2013 da E J A

 

AMÉLIA DE CASTRO OFERECE ENSINO MÉDIO E EJA

5 de dezembro de 2012

A Escola Estadual Professora Amélia de Castro Monteiro, escola tradicional do bairro Horto, vem se destacando pelos serviços prestados aos moradores da nossa região oferecendo uma educação de qualidade, sempre comprometida com formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo moderno.

Se você é maior de 18 anos, parou de estudar e deseja recuperar o tempo perdido, matricule-se no EJA (noturno),  onde você poderá concluir o Ensino Médio  em apenas 3 semestres sendo um período a cada semestre (a partir de 2013). Para os que estão dentro da faixa etária matriculem-se no Ensino Médio (diurno).

ANTECIPE SUA MATRICULA PARA 2013.

 Faça sua reserva em dezembro de 2012 pois o número de vagas é limitado.

Horário de atendimento da Secretaria:

Diurno → 7h00min às 12h00min.

Noturno → 18h00min às 22h00min.

 

Endereço: Rua Santo Agostinho,1381 – CEP 31.035-295 Horto Florestal – Belo Horizonte/MG

Contatos: Telefax.: 3461-3718 e-mail: eepameliac@yahoo.com.br

 

Professores podem fazer o Diário de Classe em formato digital

21 de julho de 2012

Continuidade do registro em papel poderá ser feita pelos educadores que desejarem

O registro de dados dos alunos no Diário de Classe também poderá ser feito em sistema informatizado, nas escolas da rede estadual de ensino. A nova opção foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, com a Resolução SEE nº 2.131, de 17 de julho de 2012. O documento ainda orienta que o registro em papel, como é feito atualmente com os formulários oficiais, poderá ser usado pelos professores que desejarem.

“É um pedido de muitos educadores que queriam fazer o Diário de Classe usando o ambiente virtual. Todas as resoluções anteriores só falavam do registro em papel. Isso é uma forma de reforçar o uso da tecnologia nas escolas, até mesmo na parte administrativa”, explica a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.

Mesmo com o ano letivo em andamento, o professor já pode adotar a opção de registro virtual, uma vez que o Diário de Classe é dinâmico e as informações são repassadas mês a mês.

Para o professor que fizer a opção pelo registro virtual, a Resolução orienta que ele deverá salvar o Diário de Classe em uma mídia (pendrive ou CD, por exemplo), ou encaminhá-lo de forma online para a secretaria da escola até o final de cada mês, . Esse documento deverá ser impresso pelo setor, para que o secretário, responsável pelo Diário, e o professor façam a assinatura. O documento, impresso e assinado, será arquivado.

Ainda de acordo com a Resolução, esse arquivo deverá ser mantido em absoluta segurança e ser manuseado tão somente por pessoal vinculado à secretaria da escola. A inserção dos dados do Diário de Classe no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) é de competência do serviço de secretaria sob responsabilidade do diretor da escola.

Fonte: www.educacao.mg.gov.br

Pesquisa nas 6 das 10 avenidas de BH…

17 de junho de 2012

Veja o resultado da pesquisa que os alunos  dos terceiros anos realizaram nas avenidas de Belo Horizonte

Saiba mais…

Atividades On-line

4 de junho de 2012

Clique no link abaixo, para acessar as atividades on-line dos professores.

www.escola21.net/atividades

ENEM 2012

30 de maio de 2012

As inscrições para o ENEM vão de 28/05 à 15/06

Clique no link abaixo para fazer sua inscrição.

http://www.enem.inep.gov.br/

 

Horário 1º Turno

1 de fevereiro de 2012

Clique aqui! Para baixar o horário do 1º turno